Tuesday, June 29, 2010

TRATADO ENTRE PORTUGAL E O REINO DO SIÃO. ASSINADO EM BANGUECOQUE A 10 DE FEVEREIRO DE 1859 E TROCADAS RATIFICAÇÕES EM 28 DE AGOSTO DE 1861

Clicar nos documentos para os levar ao tamanho original para os copiar ou publicar
.

.

.

.

PORTUGAL E A TAILÂNDIA - VASCULHANDO PAPEIS NAS GAVETAS

.

.
É já passado meio século de quando a Celebração do Dia de Portugal em Banguecoque. Na altura geria o Consulado-Geral o Encarregado de Negócios Francisco António Borges Grainha do Vale e interessante inserir aqui a sua mensagem que foi publicada, no número 702, do jornal "Standard".
.
Além de mais o jornal dedica a primeira página a Portugal e várias outras e mais de uma ao Infante Dom Henrique e refere-se, igualmente, em destaque ao "Terceiro Festival de Música no Palácio da Pena em Sintra" cujo condutor seria Pedro de Freitas Branco.
.
Dá conta da beleza do folcolore português, publica várias fotografias e não descura os produtos portugueses: o vinhos de mesa e do Porto, o azeite e as sardinhas em lata.
.
Um trabalho, jornalistico, bem desenvolvido que só seria possível graças a informações fornecidas pelo Encarregado de Negócios Grainha do Vale, na altura um jovem com apenas 28 anos.
.
Creio que deve ter sido, até hoje, o mais jovem diplomata a tomar conta da gerência da Representação Diplomática em Banguecoque.
José Martins
.
A MENSAGEM:
"Nada pode desvirtuar o facto de que os portugueses são os primeiros amigos, europeus, da Tailândia. Portanto, foi com um prazer especial que tive conhecimento, esta semana, que Suas Majestades o Rei e a Rainha vão ofertar uma visita real a Portugal, em 22, 23 e 24 de agosto, próximo.
.
A revelação é oportuna para o Dia Nacional de Portugal que foi comemorado ontem, e isto marca a amizade, existente entre Portugal e a Tailândia.
.
Aliás, o Dia Nacional de Portugal é também o dia para lembrar o grande poeta, Luis de Camões, que visitou o Sião, no século XVI e o narrou em sua obra épica os Lusíadas.
.
É com grande prazer que aceito o convite e aproveito a oportunidade que me foi dada através da publicação Standard de transmitir minha mensagem de amizade e de boa vontade para com o povo da Tailândia, por ocasião do Dia Nacional de Portugal.
.
Eu cheguei a este país apenas algumas semanas e dias depois chega à minha mente ainda fresca e com surpresa sobre o valor extraordinário do património artístico da Tailândia - que não só correspondeu à fama, mas ainda superou - a hospitalidade, esmagadora do povo tailandês que em tantos aspectos faz lembrar-me a do povo Português, e o facto de ter encontrado aqui palavras, doces e tantas outras coisas que, são tipicamente de origem portuguesa, atestam a amizade secular entre a Tailândia e Portugal, o primeiro pais ocidental a estabelecer a relação de amizade, quando em 1511 o primeiro enviado Português chegou Ayuthia levando consigo cartas do rei de Portugal para entregar ao monarca tailandês.
.
O ano de 1960 será considerado com uma outra marca de amizade entre nossos dois países. Suas Majestades o Rei Bhumibol e a Rainha Sirikit farão uma visita de Estado a Portugal. Assim, Suas Majestades vão permanecer de 22 a 24 de agosto, em Lisboa, cuja população já em 1897 teve uma oportunidade de manifestar a sua simpatia para com um monarca tailandês, quando Sua Majestade o Rei Chulalongkorn, da Tailândia, visitou Portugal.
.
Portugal este ano está em festa. Realmente, não só Portugal, mas, devo dizer, o mundo inteiro, devido à importância universal dos descobrimentos do século XV. Refiro-me às comemorações, a ter lugar no meu país, do V Centenário da Morte do Infante D. Henrique, o Navegador.
.
Em que é ele, sem dúvida, fundando uma escola para ensinar a arte da navegação no alto mar, formando um grupo de navegadores, inventando e melhorando os instrumentos e angariou fundos para a construção de navios, etc, tornou possível as viagens que, nas palavras de Camões o poeta Português (que visitou a Tailândia há quatro séculos) "deu novos mundos ao mundo", ou, para expressar a mesma idéia em uma forma moderna, permitiu o estabelecimento de relações entre todos os povos do Universo.
.
Finalmente, eu desejo agradecer aos editores do jornal "Standard" por ter dedicado nas páginas deste número a amizade de Portugal para com a Tailândia, bem como inserir a mensagem que eu acabo de escrever a minha sincera homenagem ao valoroso Povo Tailandês"
.
Tradução livre do inglês para o português por José Martins

No comments: