Tuesday, June 15, 2010

RETALHOS DE MINHAS MEMÓRIAS

.

As Minhas Memórias de Banguecoque

NOITE INESQUECÍVEL

Foi no dia 14 de Maio de 1994 um dia muito especial, para mim e para a Embaixada de Portugal em Banguecoque.

No príncipio da noite a Rainha Sirikit a Real consorte de Sua Majestade o Rei da Tailândia, iria ser recebida pelos Embaixadores de Portugal, Sebastião e Luisa de Castello-Branco na histórica residência a “Nobre Casa” para o convite lhe fora feito, para um jantar, pelos Representantes de Portugal e, depois deste assistir a um serão e sarau de arte que se prolongou até junto à meia noite.

Estiveram presentes cerca de 70 convidados entre os quais membros da Família Real e do Conselho Privado de S.M. o Rei e do Corpo Diplomático acreditado, no Reino da Tailândia.

Nunca imaginaria que quando em 1960 vi através do “ecran” as imagens a preto e branco difundidas pela recente fundada RTP a visita a Portugal dos Reis da Tailândia e que passados 34 anos iria fotografar, a escassos metros de distância, a Rainha Sirikit que foi considerada uma das mulheres mais belas, do Mundo, naquela época.

Preparei a minha Nikon F3. Apesar de estar bastante familiarizado com o seu

funcionamento, programei na minha mente a abertura das lentes e intensidade

da luz do “flash”, para que nenhuma foto falhasse e se perdesse imagem daquele e único especial evento real.

Uns dias antes e quando a Embaixatriz Castello-Branco me convidou para ser o fotógrafo oficial da Embaixada; recomendou-me para que não usasse demasiadamente o “flash” e que compassadamente premisse o disparador da máquina durante o percurso do serão e sarau de arte.

Com todo o rigor, protocolar,que a ocasião merecia cumpri à risca as ordens recebidas da dinânica embaixatriz que durante várias anos foi a Presidente da

Organização das Esposas dos Diplomatas, em Banguecoque, para os eventos de caridade em favor da Cruz Vermelha Internacional da Tailândia com o patronato de S.M. a Rainha Sirikit.

Ao fim da tarde, sem grandes aparatos de segurança, a Rainha Sirikit acompanhada dos membros da Familia Real e do Conselho Privado de S.M. o Rei da Tailândia chegou à Embaixada de Portugal e esperada na arcada da “Nobre Casa” pelos Embaixador e Embaixatriz Sebastião e Luisa de Castell-Branco.

A soberana antes de receber as boas vindas dos anfitriões caminhou por cima de uma carpete, vermelha, estendida ao longo do centro da arcada da “Nobre Casa” e nos lados, formando duas alas, os Embaixadores e suas esposas acreditados na Tailândia.

Após um curto descanso no Grande Salão do rés-do-chão da “Casa Nobre” e residência dos Embaixadores de Portugal S.M. a Rainha subiu ao primeiro andar para um jantar, cujo a este se associaram todos os convidados.

Senti-me fascinado e como dentro de um sonho quando através do visor da Nikon F3 procurava colher o melhor ângulo de imagem e o sorriso de uma Rainha que durante mais de 20 anos me foi familiar no televisor de minha casa e, por ela tenho uma enorme admiração pela sua Obra em prol da mulher tailandesa o que com isto se tornou um símbola das mesmas.

Rainha de uma elegância incomparável, esmerada na sua forma de vestir, como que a dar o exemplo às mulheres tailandeses que a beleza feminina parte do saber da arte do bem vestir.

Uma dedicação, constante, às sedas tailandesas e desenvolvidos os padrões de desenhos sob sua orientação cuja divulgação as tornou mundialmente famosas quer na alta sociedade ou nos meandros da moda internacional.

Gosta de usar chapéus dentro das digressões que efectua às mais remotas paragens da Tailândia em que os mesmos se caracterizam no estilo campesino do país.

O serão e sarau de arte teve início junto às oito e prolongar-se-ia até próximo da meia noite.

Depois do sarau saí da “Nobre Casa” e fui até junto do paredão do Jardim da Embaixada e olhei o meu Chao Praiá e o rio da minhas paixões.

Umas poucas embarcações navegavam com luz frouxa rio abaixo/acima e para as margens de Banguecoque e Tomburi.

O luar da noite espelhava na ondulação da corrente bonançosa do rio.

Olhei os ponteiros do relógio e deram-me conta que outro dia estava a nascer e, lembrei-me, que teria ainda de fazer a peça para noticiar o evento e enviá-la para a Agência Lusa.

O texto:

Lusa/Banguecoque 15.05.94

Raínha da Tailândia na Embaixada de Portugal

A histórica Residência dos embaixadores de Portugal na Tailândia abriu ontem, dia 14, as suas portas de par em par, para receber Sua Majestade a Raínha Sirikit, que veio jantar a convite de Sebastião e Luisa de Castello-Branco. Insígne distinção Real esta, sem precedentes algum em outras embaixadas na capital tailandesa.

Entre os cerca de setenta convidados, contavam-se membros da Família Real e do Conselho Privado do Rei, e embaixadores, cujas mulheres presentearam a Raínha com uma colecção de 29 bonecas em trajos regionais dos respectivos países. Depois do jantar, houve danças e cantares executados pelos anfitriães, pelos embaixadores e embaixatrizes da Argentina, Espanha, Israel, África do Sul e Peru, e pelos Conselheiros Privados do Rei, com destaque do prestigioso Primeiro Ministro na década passada, General Prem Tinsulanonda.

Foi a segunda vez, este ano, que os Soberanos da Tailândia distinguiram Portugal, através de seus representantes. Em Fevereiro, a Exposição do Azulejo Português fora inaugurada pela muito estimada Princesa Real Maha Chakri Sirindhorn, não em seu nome próprio, mas de S.Majestade seu Pai o Rei da Tailândia que constituiu uma grande Honra ouvir-se o Hino Real.

José Martins/Correspondente

No comments: