Sunday, June 20, 2010

RETALHOS DE MINHAS MEMÓRIAS (DE ESCREVINHADOR) NA TAILÂNDIA

.
Retalhos de minhas memórias na Tailândia é a narração daquilo que tenho observado e recolhido em publicações.
.
Há quatro anos e de quando Sua Majestade o Rei da Tailândia completou 60 anos sentado no trono, homenageei o monarca escrevendo a história de sua maravilhosa vida de Rei que durante cinco dezenas de anos orientou o Povo Tailandês para a Paz e Progresso.
.
Foi um trabalho que me levou várias dias e noites. Fi-lo por gosto e quem assim procede não cansa.
.
Como já aqui o escrevi estou a reunir todo o material e inseri-lo, depois de publicado neste blogue por um dia, transferi-lo, permanentemente, para o http://portugalnatailandia.blogspot.com .
.
Certamente o leitor vai encontrar "calinadas" na prosa e por essas desde já dou a mão à palmatória.
.
A minha formação académica é o licenciamento com um diploma da 4ª classe do ensino primáro, com merendas de pão de centeio e um mão cheia de azeitonas curtidas.
.
Claro que eu, já o disse também, não escrevo para académicos ou sábios em cultura, mas, modestamente, para a comunidade lusófona espalhada pelo Mundo de Cristo, onde como eu vivem.
José Martins

RETALHOS DE MINHAS MEMÓRIAS (DE ESCREVINHADOR) NA TAILÂNDIA

SUA MAJESTADE O REI DA TAILÂNDI

COMEMORAÇÕES DE 60 ANOS NO TRONO

(1ª Parte)

Numa fresca manhã do dia 5 de Dezembro de 1927, às 8:45, quando Mom (título real da Corte Tailandesa) Sangwan Mahidol deu à luz um bebé. A maternidade foi no Hospital de Cambridge (actualmente Hospital Mt Auburn) nos estados de Massachusetts, Estados Unidos de América. O Dr. W. Steward Wittthmore assistiu a parturiente.

Porém, o Dr. Steward, estaria longe o seu pensamento que tinha aparado” um bebé que viria, passado 18 anos, a ser entronizado Rei da Tailândia. Mais tarde e em declarações ao jornal Globe de Boston”: “Era um excelente bebé e sua mãe nunca se queixou durante o parto”.

O Dr. Steward assinou o certificado de nascimento e dado o nome: Bebé Songkla. Na data do nascimento do Bebé Sonkla não houve cerimonial, apenas o regozijo de um casal de Príncipes, cujo o pai era filho do Rei Rama V. Chulalongkorn. O casal vivia num modesto apartamento: 63 Long Avenue, Brooklin em Bóston. Três horas depois do nascimento o Príncipe Mahidol enviou um telegrama a sua mãe a Rainha Savang Vadhana (Vadaná na pronúncia da língua portuguesa) que escolhesse um nome para o Bebé Songkla.

Nove dias mais tarde um telegrama chegou do Reino do Sião com o nome escolhido e, este, pelo Rei Rama VII (irmão do Príncipe Mahidol): “Bhumibala Adulyadej” (mais tarde passou para: “Bhumibol Adulyadej que traduzido para o português: União de Uma Nação de Incomparável Força”.

Naquele apartamento de Príncipes do Reino do reino do Sião, o rebento Bebé Sonhkla foi bem-vindo e junta-se a sua irmã de 6 anos a Princesa Galyani Vadhana ( nascida em Londres) e ao Príncipe Amanda, de dois anos, (nascido em Heidlberg, Alemanha).

Rei Bhumibol, nos verdes anos em Lausana na Suíça

Um ano depois do Príncipe Bhumibol ter nascido não se previa que no Reino do Sião iria haver mudanças significativas no curso da Dinastia Chakri. O reino tinha sido governado com extrema segurança pelo seu bisavô Rei Mongkut (1851-1868), seguido por seu avó, o Rei Chulangkorn (1868-1910) e seu tio o Rei Vajiravudh (1910-1925). Monarcas que resistiram aos diversos desejos de países ocidentais que, por vezes, tentarem colonizarem o Reino do Sião.

Reis que usaram a filosofia da diplomacia e cujo ensinamentos foram seguidos e vindos do Rei Mongkut (Rama IV) que além de possuir uma inteligência rara exprimia-se e escrevia em excelente inglês.

Porém, o Reino do Sião, é o único país que desde o Mar do Sul da China até ao Oceano Índico, no Sudeste Asiático, que conseguiu resistir e impor-se às diversas investidas da pretensão de ser colonizado. O que não aconteceu às nações vizinhas: Malásia, Cambodja, Laos, Vietname e a Birmânia.

Princesa Mãe, Príncipe Ananda, Princesa Galyani e o Príncipe Bhumibol na Suiça

O Príncipe Mahidol nas suas previsões, de adolescente, não estaria o envolvimento na vida protocolar da Corte. Seu meio-irmão, Rei Rama VII que tinha sido entronizado, em 1910, após a morte de seu pai o rei Chulalongkorn. Decide-se por uma educação no estrangeiro e de regresso ao Sião aplicar os ensinamentos, granjeados, ao serviço do Povo siamês.

Encontra a vocação de médico quando na Alemanha estudava educação naval e resolve mudar-se para os Estados Unidos e licenciar-se em medicina na Universidade de Harvard.

Consigo e sempre ao seu lado, do Príncipe Mahidol, está sua esposa “commoner” Sangawn Talapat que contraíram o matrimónio em 1920.

Entretanto o Príncipe seguia os estudos na Universidade Harvard, Mom Sangwan, diploma-se em enfermagem e economia no “Colégio Simmons. Em 1950 a revista do Colégio Simmons, em retrospectiva da vida da instituição inseria: Os Bostianos várias vezes eram impressionados quando por eles passava uma jovem bonita, vestindo trajo oriental, com uma cesta no braço fazendo as compras nas lojas na área “ Coolidge Corner”.

Príncipes Bhumibol e Ananda Príncipe Bhumibol admira a neve na Suiça

Apesar das possibilidades, económicas, da família Songkla, vivem num modesto apartamento, com uma cozinha, na 329 Longwood Avenue. Príncipe Mahidol é médico interno no Hospital Lying-In, em Boston. Um médico que partia, depois das chamadas urgências, em ambulâncias; subia escadas para acudir e minorar os padecimentos dos doentes.

Depois dos seus turnos de serviço no “Hospital Lyin-In” e sem aulas na Escola Médica Harvard, está ajudar, no apartamento Mom Sangwan, a cozinhar e a tratar das duas crianças do casal. Um ano depois do nascimento do Bebé Songkla, o Príncipe Mahidol obtém o licenciamento em medicina e regressa a Banguecoque cheio de entusiasmo para exercer a profissão de médico no Hospital Siraraj em Banguecoque.

Mas o Príncipe fica desapontado porque não pode exercer a profissão no Hospital Siraraj dada a sua condição de Príncipe Celestial. Pelo amor à profissão deseja empregar os conhecimentos adquiridos nos Estados Unidos e minorar os males dos tailandeses. O Príncipe Mahidol deixar a sua família em Banguecoque e vai para Chiang Mai (norte da Tailândia). É médico residente no Hospital MCCormic (uma instituição, missionária, hospitalar americana). O Príncipe Mahidol é incansável no tratamento de doentes; horas a fio, junto dos enfermos, durante a noite e dia e chega ao ponto de doar o seu sangue a quem o necessita

Os Príncipes inseparáveis no seu dia-a-dia Escuteiros

Aflige o Príncipe uma doença dos rins e, entretanto ignora, sabendo da gravidade do seu mal. Quatro meses depois de se ter mudado para Chiang Mai, viaja até Banguecoque para assistir a um funeral. Depois das cerimónias fúnebres o Príncipe pretende levar consigo sua família para o norte. Infelizmente nunca mais regressou.

Quatro meses mais tarde, em Setembro de 1929 o Príncipe Mahidol morreu. O pequeno Príncipe Bhumibol tem apenas dois anos de idade.

Não deixa de ser dramático o relato da Princesa Galyani Vadhana nos seus dois livros, os trechos: “Mae Lao Hai Fang” (Minha Mãe disse-me) e “Chao Lek Lek, Yuwa Kasat” (Pequenos Jovens Reis):

“ Eu brincava em frente do edifício do palácio, na rua passava muita gente, quando alguém me veio chamar para ir ter com minha mãe. Estava sentada num sofá comprido junto a uma janela e vestia um robe. Quando cheguei levantou-me e abraçou-me de encontro ao peito. Disse-me algo que eu não lhe respondi e começou a chorar. Chorei com ela pelo facto de a ver chorar e a soluçar, convulsivamente, sem me ter apercebido, naquele momento que meu Pai tinha falecido. Os meus irmãos Ananda e Bhumibol não entenderam a tragédia. Minha mãe teve o cuidado, devido à idade, de não lhes transmitir. Guardamos luto por um ano. A vida da família Mahidol continuou apesar da perda sofrida. A Princesa Mãe preparou a educação dos filhos e enviou-os para as escolas. O Príncipe Bhumibol para o infantário “Matter Dei”, o Príncipe Ananda para a escola Dhepsirin e a Princesa Galyani para a escola Rajini”.

Ventos de Mudança

A depressão económica no começo do ano de 1930 espalhou-se pelos países do mundo e a Tailândia foi um dos afectados e a economia atingiu uma, nunca experimentada, baixa económica que viria a provocar uma forte desmoralização, entre o cidadão comum. Um grupo de jovens tailandeses que tiveram uma educação esmerada em escolas do estrangeiro (nota do autor bolsas pagas pela Casa Real Tailandesa), aproveitam-se da recessão económica e pretendem desarticular a “Monarquia Absoluta e transformar a Tailândia numa nação democrática. E, na clandestinidade, forjam um “Golpe de Estado”

Na manhã de 24 de Junho de 1932, o exército tomou o controlo de Banguecoque numa altura que o Rei Prachadhipok (Rama VII) estava de férias no Palácio Klai Kangwol em Hua Hin.

O monarca tinha em mente de cambiar o sistema, governativo, vigente na Tailândia e o faria na altura própria. O Rei cedeu aos golpistas”, não ofereceu resistência para evitar um banho de sangue”. Depois do golpe, infelizmente, as relações entre o Rei e o Governo, imposto pela força, não nutriu bom relacionamento. As tensões, aumentam. Relacionamento fracturado sem a hipótese de reparação entre o Rei Prachadhipok e o executivo do Governo. Espalham-se os rumores que o Rei abdicou.

A Rainha Rambai Barni e o Rei Prajadipok

O jovem Príncipe Amanda por várias vezes foi mencionado que seria entronizado; facto que viria a surpreender os tailandeses. A Princesa Galyani refere no seu livro:

Chaonai Lek Lek, Yuwa Kasat:

“o Príncipe Ananda está na primeira linha para a sucessão. A Lei de Sucessão tornada pública em 1924 tinha sido emitida pelo Rei Vajiravudh. A Lei estipulava que no futuro os Reis da Tailândia teriam de pertencer a linhagem directa de Reis ou Rainhas. E, eliminados os que sofressem de doenças psicológicas; não pertenceram à religião budista; casados com mulheres estrangeiras; que por qualquer motivo o seu estado tivesse sido reevocado; ou desqualificados da linha de sucessão”.

Os rumores continuam a correr em Banguecoque que o Rei Prachadhipok iria mesmo abdicar. Outros rumores se seguem e vaticinam que o jovem Príncipe Ananda vai ser o futuro Rei da Tailândia.

Um dia o Príncipe Mahidol ao chegar a casa, vindo da escola, diz à Princesa Mãe:

“que os seus amigos chamaram-no “Ong Poey”.

A Princesa mãe compreendeu que na língua chinesa era o número oito, ou seja o Rei Rama VIII, mas não explicou ao filho príncipe. Fora das preocupações em cima dos rumores que corriam estava a Rainha Savang Vadhana, avó do Príncipe Ananda; consorte do Rei Chulalongkorn; de estado de saúde frágil mas de enorme influência nos meios políticos. A Rainha Savang Vadhana actua como matriarca da família Mahidol e ordenou que os seus netos os Príncipes Mahidol deveriam ser educados no estrangeiro. Há duas escolhas: a Suíça em primeiro lugar e o Reino Unido em segundo.

Em 1933, quando o Príncipe Bhumibol tem cinco anos e meio de idade, a família instala-se numa pequena “flat” número 16 da Estrada Tissot, a 15 minutos a pé do centro da cidade de Lausana, na Suíça. Os dois príncipes irmãos frequentam a “Ecole Miremont” primária.

Naquela modesta “flat” os dois jovens passam a fase da escola como simples estudantes.

Estão longe do Sião e alheios ao que se está, politicamente, a passar. Mais uma vez chega rumor que era certo que o Rei seu tio tinha abdicado. Repórteres de jornais da Europa procuram em todas as escolas da Suíça os príncipes do Sião, um deles tinha sido indigitado para ser entronizado Rei.

Princesa Galyani, Príncipes Ananda e Bhumibol em Lausana

Debalde os príncipes não foram encontrados. Num excerto de uma carta da Princesa Mãe dirigida à Rainha Savang, esta inserida no livro “Chaonai Lek Lek, Yuwa Kasat” explicava a razão porque finalmente a imprensa tinha recolhido algumas informações e esta foram fotografias, de quando Nhanda (o nome diminutivo do príncipe) regressava a casa da escola. Imagens que ela tinha autorizado a recolher.

A abdicação do Rei Rama VII dá-se em Fevereiro de 1934. O Governo Tailandês envia representantes à Suíça para abordar a Princesa Mãe que além de mãe actuava como tutor dos dois príncipes. A Princesa Mãe recusa-se a responder dizendo que a crucial decisão deveria ser da Rainha Savang Vadhana e do Rei Rama VII. Entretanto informa os enviados especiais que a saúde do príncipe era frágil e não seria recomendável ir viver num clima tropical. O médico de família tinha recomendado para o Príncipe estivesse na Suíça.

Rei Ananda

Em 2 de Março de 1934 Rei Rama VII abdicou da Coroa em Londres. Faleceu em 1941 sem nunca ter voltado à Tailândia.

Depois da abdicação o Parlamento tailandês acordou, unanimemente, que fosse convidado o Príncipe Ananda para ocupar o Trono nos termos da Lei da Sucessão. Entretanto a Rainha Savang Vadhama abençoou o Príncipe Ananda e cognominado o Rei Rama VIII. O Príncipe Ananda tem apenas 9 anos.

A Princesa Galyani no livro “Chaonai Lek,Lek, Yuwa Kasat”: diz-nos: “o Príncipe Bhumibol com a idade de 7 anos e sendo conhecida a acessão ao trono de seu irmão Príncipe Ananda o facto passa-lhe despercebido”.

Certo e teria sido pela sua pouca idade. Na família Mahidol, igualmente, o excita mente passou ao lado. Os príncipes divertiram-se com a maneira protocolar dos representantes do Governo siamês que foram à Suiça para uma audiência com o jovem Rei Ananda (ainda não entronizado).

A Princesa Mãe no final de sua vida. Faleceu em 1995

As individualidades representativas do Governo do Sião tentaram convencer a Princesa Mãe que o pequeno monarca, Ananda, viesse para a Tailândia onde lhe seria garantida uma educação privilegiada dentro de uma atmosfera pomposa e protocolar nos termos do seu estatuto de Rei do Sião. Tiveram de acordar com as pretensões da Princesa Mãe: o Príncipe Ananda ficaria na Suíça a seguir os trâmites de sua educação. E acrescentou aos enviados: “ o Príncipe cresceria incógnito como outra qualquer normal criança/estudante “.

A Princesa Mãe num apontamento transmitido a sua sogra a Rainha Savang Vadhana descreveu as conversas havidas entre ela e os enviados do Governo Tailandês:

“ Chao Phya ( o chefe da delegação) sugeriu-me que o Rei deveria deixar de frequentar a escola. Professores e tutores lhe seriam indicados em Banguecoque. De pronto lhe respondi: “ A sua educação em privado em Banguecoque o Rei iria sofrer pelo isolamento e a falta dos seus amigos condiscípulos e isso era um inconveniente para o seu crescimento sadio”.

O Chao Phya insistiu:

“ Era necessário que o Rei não se misturasse com pessoas vulgares e teria que aprender os hábitos da Corte, isto seria em nome e benefícios do povo tailandês, que tinha entrado no sistema, governativo, democrático”. Frequentam, depois, os dois príncipes, após a sugestão do Chao Phya, a escola privada “Nouvelle de la Suisse Romande”.

O Rei Ananda e o Príncipe Bhumibol aprendem as línguas: Latim, Alemão, Inglês e Espanhol, assim como a jardinagem e a carpintaria. Em casa têm lições da língua tai, história e o Budismo.

O Príncipe Mahidol. Foto pelo pincel de S.M. o Rei Bhumibol

A Princesa Mãe deixa o pequeno apartamento para uma vila de três andares, Villa Vadhana in Pully nos arrabaldes de Lausana. A família real não vive dentro de luxos ou grandezas. O jovem Rei Ananda e o Príncipe Bhumibol continuam a viver como normal “rapazes” e a conviveram com os amigos de sua idade. Colhem maçãs, peras, uvas nos pomares para ganharem uns francos. Deliciam-se com a neve, atiram bolas uns aos outros e fazem bonecos.

A idade que separava o Rei Ananda e o Príncipe Bhumidol era de dois anos. A Princesa Galyani, irmão mais velha diz: “ Eles brincavam em todos os lados igual a dois gémeos”.

Rei Ananda, em 1938, regressou à Tailândia na idade de 13 anos. Começa, então, a sua vida de monarca e as exigências, protocolares, relativas à Corte. Conta a Princesa Galyani:

“ O Príncipe Bhumibol caminha um passo atrás do seu irmão o Rei Ananda, é-lhe conferido o título real: Prachao Nongyather Chaofah Bhumibol Adulyadej. Entranto o Príncipe é conhecido pelo Povo tailandês: “Chaofah Waen” (o Príncipe de óculos).

Depois de 59 dias do Rei Ananda, permanecer na Tailândia, na altura sem vigor político. Os 18 milhões de súbditos siameses tiveram conhecimento que o novo Rei, estava no Sião não mostraram nenhum entusiasmo ou simpatia. Uma das razões foi que depois da abdicação de King Rama VII as cerimónias, pomposas, reais, a que o Povo se tinha habituado pararam abruptamente. Seriam, então, colocadas no devido lugar com a presença do Rei Ananda.

Um Talentoso Príncipe

Príncipe Bhumibol quando criança é visto como um jovem alegre e o gosto pela comunicação com as pessoas. É uma figura real querida da família. Aos 10 anos começou a usar óculos escuros a conselho de um seu professor. Óculos que o Príncipe Bhumibol nunca deixou de usar. Muito cedo demonstra talento para a prática de desportos, música, ciência e tecnologia e a arte de carpintaria.

A execução do seu primeiro desporto aconteceu na idade de 8 anos e, em 1935, durante a primeira lição da arte de esquiar na neve. Mais tarde o príncipe pratica outros desportos: o badmínton, a natação e em todos é excelente. Na tecnologia o príncipe demonstrou inclinação para a mecânica e a electricidade. Sua irmã a Princesa Galyani dá conta:

Um dia a Princesa Mãe viu Phra Anucha (o novo título do Príncipe Bhumibol) brincar com um carro brinquedo. Carro que lhe tinha sido oferecido pela Nan (empregada doméstica de casa).

Princesa Mãe perguntou a Nan por que razão tinha ela oferecido o brinquedo, automóvel de lata e rodas, ao príncipe? Nan respondeu: “Foi o prémio pelo facto do Príncipe lhe ter consertado a máquina de costura.....” Outro facto e que nunca se viria apartar da memória da Princesa Galyani:

“ Na idade de 10 anos Príncipe Bhumibol transformou os fios de cobre de uma bobine num rádio. (Nota do autor o rádio do príncipe era uma “galena” que começa a nascer e a entusiasmar os estudantes, em Portugal passado 20 anos, vocacionados para electricidade).

Os Príncipes numa viagem de estudo, militar, ao estrangeiro

O príncipe ganhou um rolo de fio de cobre numa “rifa da escola”. Viria depois a receber um prémio escolar pela construção do mencionado rádio. Conseguiu adquirir “ore” preto (minério galenite), muito difícil encontrar à venda, para receber ondas de rádio. O rádio foi finalizado, recebe sinais, das emissoras, em perfeita sintonia e é usado, simultaneamente, pelos dois príncipes irmãos, através de pequenos auscultadores no ouvido.

Regressado à Tailândia o Rei Ananda recebe uma rádio Philips como presente. Os dois irmãos ocupam o mesmo quarto e compartilham o mesmo rádio!

Mais tarde quando o Rei Ananda ocupa outro quarto, deixou o rádio “Philips ao Príncipe Bhumibol. Mas o Príncipe Bhumibol não deseja que seu irmão esteja privado de comparticipar da audição do rádio que lhe tinham oferecido. Montou no seu quarto o alto-falante para que ouvisse os programas de rádio. Outra das várias actividades, durante a juventude, desperta no Príncipe Bhumibol a paixão pela construção de barragens. Príncipe Bhumibol é um jovem dos “sete instrumentos”. Na cozinha de casa da Suíça experimentava os seus dotes culinários.

S.M. o Rei Bhumibol e Rainha Sirikita (Lausana)

Ele e o irmão preparavam receitas inventadas por eles. Príncipe Bhumidol criou o seu favorito prato: “kai pra athit” (ovos de sol), uma excelente omeleta, segundo relata a Princesa Galyani, guarnecida com grãos de arroz, cozidos, depois torrados que configurava o sol e a sombra.

A música foi outra vocação dos príncipes. Na adolescência começaram a ouvir a Princesa Galyani a tocar piano. Rei Ananda e o Príncipe Bhumibol têm algumas lições mas acabam por desistir.Princípe Bhumibol, pouco depois, opta pelo acórdeom.

Um dia o Rei Ananda quando assistia a um concerto num hotel inspirou-se e adquiriu um saxofone em segunda mão por 300 francos.

A Princesa Mãe contribuiu com metade do custo e a outra metade pelo “Clube Patapoun” (este clube foi fundado pelos alunos da escola que frequentavam na Suiça). Mas quando o instrutor musical chegou a casa da Princesa Mãe para ministrar a primeira lição ao Rei Ananda este foi ao quarto do Príncipe Bhumibol e apresenta-o ao professor de música e que o substitui-se nas lições de saxofone. Foi nesta altura que o Príncipe Bhumibol descobriu que tinha vocação musical. Depois de duas semanas de lições o rei Rama VIII adquiriu um clarinete.

O professor divide as classes em duas lições de 30 minutos para cada um. Depois das classes o instrutor com o seu saxofone formou um trio musical com o Rei Ananda e o Príncipe Bhumibol. O Príncipe Bhumibol (Pracha Anucha) volta à Suiça para seguir os estudos. O transporte continua a ser a bicicleta de casa para a escola e conservatório musical. Durante o período de dois anos de permanência comprou um clarinete por 200 francos. Rei Ananda compra um saxofone, segunda mão. Entretanto os seus amigos têm mais jeito para tocar piano.

Rei Bhumibol

Em 5 de Dezembro de 1945, aniversário do Príncipe Bhumibol, com o Rei Ananda regressam à Tailândia, da Suiça. A 2ª Guerras Mundial tinha chegado ao fim e paz encontrada. As duas figuras reais tinham estado ausentes 7 anos da Tailândia. O Rei Ananda e o Príncipe recebem as boas-vindas, com as ruas apinhadas de gente e o Povo siamês, com isto, manifestam a sua lealdade à Dinastia Chakri.

Durante seis meses Rei Ananda e Príncipe Bhumibol presidem a várias cerimónias e visitam as províncias fora de Banguecoque. No princípio estava planeado um mês de viagem a Tailândia mas estendeu-se por seis meses, isto porque a popularidade do Rei Ananda cresce dia a após dia. O Rei Ananda apresenta-se aos seus súbditos com modéstia e sem características pretensiosas.

A 15 de Fevereiro de 1946 o jornal The Suparb Burud Prachamit” publicou em relação ao rei Ananda o seguinte: “ O Rei usou um simples método do seu modo de vida sem pompa ou cerimónias e apresentou-se como uma simples pessoa.”

Agora a tragédia fez parar a grande popularidade do jovem Rei, depois de breve dias em Banguecoque, vindo da Suiça de ter resumido a sua educação. O Rei Ananda, Rama VIII foi encontrado morto, no seu quarto de dormir, na manhã do dia 9 de Junho de 1946.

No mesmo dia o Príncipe Bhumibol é nominado como sucessor do Rei Rama VIII e com o título real Rama IX.

Casamento e Coroação

Dois meses e meio depois da misteriosa morte de seu irmão, Rei Bhumibol voltou à Suiça para seguir a sua educação na Universidade de Lausana. Antes tinha planeado o licenciamento em ciências, mas trocou-o por leis e ciências políticas para se preparar na vida que iria ter pela frente: o Rei da Tailândia.

Os Reis da Tailândia em trajes de Grande Gala

A 4 de Outubro de 1948, o Rei Bhumibol sofre um acidente de viação quando guiava na auto-estrada de Genebra para Lausana. A polícia no seu relatório, datado em 9 de Outubro e baseado numa notícia da “Associeted Press”, o Rei guiava um pequeno automóvel, desportivo, na direcção de Genebra quando um camião que seguia à sua frente travou bruscamente para não atropelar dois ciclistas; carro do Rei enfeixou-se na parte de trás do pesado veículo. Por três meses o Rei Bhumibol ficou internado no hospital para se recompor do grave acidente que lhe viria afectar a vista direita.

Entretanto no hospital o Rei Bhumibol recebe diversas visitas e entre as muitas registam-se: Mom Rajawong Sirikit Kitiyakara, filha de S.A. o Príncipe Chandaburi Suranath (Mom Chao Nakkhatra Kitiyakara), Embaixador da Corte Siamesa em Paris e Mom Luang Bua Kitiyakara. Mom Rajawong Sirikit Kitiyakara, nunca abandonou o Rei Bhumibol no leito do hospital e nasce, entre os dois, uma verdadeira história de amor.

A paixão do Rei Bhumibol, por Mom Sirikit, cresce dia após dia. Pediu-lhe a mão e recebe a promessa de casamento no dia 19 de Julho de 1949.

Rei Bhumibol regressa a Banguecoque no princípio do ano de 1950, o monarca vai estar muito ocupado com três significativas missões: as cerimónias fúnebres do Rei Ananda; o casamento real com Mom Sirikit e a sua coroação. O funeral real aconteceu em 29 de Março de 1950; o casamento com Mom Sirikit, de 17 anos de idade é presidido pela Rainha Savang Vadhama, no Palácio Patum. Os jovens, reais, nubentes passam a lua-de-mel no Palácio Kangwol, estância balneária de Hua Hin.

No dia 5 de Maio de 1950 tem lugar a grande cerimónia da coroação com toda a pompa real. Pouco depois da coroação os Reis da Tailândia (Mom Sirikit já Rainha) voltam à Suiça para seguir os trâmites da educação do Rei Bhumibol.

Regressam a Banguecoque e para residir, definitivamente, em 5 de Dezembro de 1951. Com eles a Princesa Ubol Ratana, de oito meses, nascida a 5 de Abril de 1951. A Rainha Sirikit brinda o Rei Bhumibol com mais três filhos. O Príncipe Herdeiro Maha Vajiralongkorn, em 28 de Julho de 1952; a Princesa Maha Chakri Sirindhorn em Abril de 1955 e a Princesa Chulaborn em Junho de 1957.

José Martins

Continua

P.S. Tradução livre e as informação foram obtidas de várias fontes.

RETALHOS DE MINHAS MEMÓRIAS (DE ESCREVINHADOR) NA TAILÂNDIA

SUA MAJESTADE O REI DA TAILÂNDIA

COMEMORAÇÕES DE 60 ANOS NO TRONO

(2ª Parte)

Num sábado pela noite um grupo de músicos entre os 60 e 70 anos juntaram-se no “Palácio Klai Kangwol” na estância balneária de Hua Hin para um concerto de jaz. Músicos de ocasião, dentro do salão onde o concerto seria levado a cabo; sentam-se; afinam os instrumentos até que o maestro lhes transmitisse:

Prontos?

O único saxofone que existia era o do S.M. o Rei Bhumibol com 78 anos.

Instrumento, de segunda mão que tinha sido adquirido pelo seu irmão Rei Ananda na Suiça. A banda executava trechos musicais de jazz nas manhãs de domingo. Rei Bhumibol e os membros que compunham a banda “Au Sau Wan Suk”, além do prazer da música respiravam a maresia vindo do mar e o ar fresco da cordilheira, adjacente, para lá da praia em direcção ao norte.

Os membros da banda optavam pelos trechos musicais moderados e seleccionavam os autores: Dixieland, New Orlean, Big Band charttopers. Outras ocasiões executavam músicas compostas pelo Rei Bhumibol.

O monarca é altamente reconhecido pelas individualidades mundiais ligadas à música do jazz. Seu nome está listado em websites, enciclopédias e reconhecidos os seus méritos musicais pela “Academia de Viena de Áustria” e da escola de música “Yale” dos Estados Unidos. Compôs várias músicas inclusivamente o Hino Nacional Tailandês.

Sua Majestade o Rei da Tailândia é o monarca, que desde sempre, no mundo, possui mais anos sentado num trono, a totalidade das suas composições foram : música romântica; marchas; ballet; clássicas, jaz e outras. Composições famosas e no ouvido do povo tailandês: “Candleilgth Blues”; “Falling Rain” “New Year´s Greetings”. Célebres composições não só na Tailândia como já famosas no mundo e executadas por orquestras, internacionalmente, de reconhecido mérito.

S.M. Rei Bhumibol além de exímio músico é um compositor de grande valor. São imensas as composições que vamos, no percurso deste trabalho, designar parte delas. Os seus méritos foram galardoados pela “Academia de Música e Artes de Viena”, em 1964. uma placa foi aposta numa sala da prestigiosa instituição e conferido ao Rei Bhumibol com o diploma que o honra com o atributo de “Sócio Honorário”.

Por muitos anos a banda do Rei Bhumibol “Au Sau Wan Suk” teve visitas e comparticipação de proeminentes figuras e ídolos ligadas ao jazz:

Benny Goodman, Lionel Hampton, Jack Teagarden, James Moody, Benny Carter, Les Brown, Maynard Ferguns, a banda “ Preservativa Hall Jazze outros músicos de grande nome e não menos prestígio que participaram em concertos organizados pelo Rei da Tailândia.

O primeiro encontro de Sua Majestade com um ídolo internacional ocorreu em 1960 durante a sua visita, oficial, aos Estados Unidos. Comparticipou em duas sessões de jazz com Benny Goodman em Nova Iorque cujas exibições foram noticiadas na revista “Time” na edição de 18 de Junho de 1960:

Sua Majestade jantou com o Rei do Swing, Benny Goodman (com mais 94 outras personalidades ligadas aos círculos musicais) nos arredores do estado de Nova Iorque cujo governador era Nelson Rockefeller...Por 90 minutos, depois do jantar, Rei Bhumibol e Benny ensaiam, com os seus instrumentos, sons de adaptação um ao outro.

No dia seguinte Rei Bhumibol carrega o seu saxofone até ao 23º andar da casa de Benny e no jardim, situado no terraço, foi levada a cabo uma sessão de jazz, considerada um sonho... O Rei, tocou, durante duas horas, interruptamente.

O jornalista Harry Rolnick escreveu um artigo publicado na revista “Sawasdee” (revista oferecida em viagem aos passageiros da linha aérea “Thai International”), deu o genérico ao artigo: “The King of Jazz” . A cantora de jazz, americana, Patti Page Sua Majestade o Rei Bhumibol concedeu-lhe uma audiência e descreveu-o após o encontro:

Um sonho que voltou em realidade...eu tinha já ouvido algo acerca das suas composições”.

Foi fantástico quando em minhas mãos tive parte das suas maravilhosas peças... Rolnick continuava:

“ Por duas horas a Patti cantou obras de Sua Majestade acompanhada pelo seu músico pessoal. Entretanto o Rei ia fazendo modificações quando verificava ser necessário”.

A opinião do distinguido e famoso músico de jazz, Lionel Hampton, em relação ao Rei são inseridas no artigo de Rolnick:

“Uma pessoa simples, moderada, cheia de frescura que faz dele rei no espaço”.

Recentemente o mundo do jazz reconheceu os méritos do Rei Bhumibol e inseriu os seu nome na “Enciclopédia do Jazz”. Obra que só encerra nomes de figuras famosas e que se distinguiram na composição, execução ou canto. Rei Bhumibol Adulyadejo está designado, horrorosamente, no livro dos famosos e o único nome de músico/compositor da Tailândia que ali figura.

Sua Majestade efectuou uma viagem oficial, em 1964, a Viena de Áustria, assistiu a um concerto onde actuavam os famosos:

Kinari Suite, Sai Fon, Yam Yen e as bandas “Royal Marines Marcha” e “Royal Guards March”.

Além de terem sido executadas composições do Rei Bhumibol o concerto foi transmitido, ao vivo pela rádio, que viria a ter larga repercussão entre as camadas, públicas, da monarquia.

Desde os Clássicos ao Jazz

Sua Majestade recebeu instrução musical desde quando era um “aluno normal de escola primária”. Estaria longe de ser pensado que o Rei viria ser um entusiasta da música de jazz!

A Príncipe foi lhe dado, como seria a outro “rapaz” de sua idade os ensinamentos da música clássica.

O mundo estava na época da música romântica. A rádio era ainda um meio de transmissão que estava a nascer. Havia sim a transmissão de música e canções pelas roufenhas gramofones ou ouvidas e presenciadas nas salas de espectáculos. O Príncipe tem ensinamentos de saxofone (pela sua vida fora voltou o seu instrumento favorito).

No livro “Chaonai Lek Lek, Yuwa Kasata” a Princesa, irmã mais velha do Príncipe Bhumibol, Princesa Galyani (já referido na 1ª parte desta colecção de artigos), o Príncipe Ananda comprou um saxofone por 300 francos suíços com o propósito de aprender a tocá-lo.

No último minuto, antes da primeira lição, o Príncipe passou-o ao Príncipe Bhumibol.

Eventualmente, o Príncipe Ananda associa-se à classe com o clarinete As lições são de duas horas por semana com o músico Sr. Weybrecht natural da Alsácia.

Por dois anos as classes foram continuando, mas por fim e quando já os Príncipes se encontravam habilitados a manejar os instrumentos termina a lição numa banda a tocar pelo espaço de uma hora. O Sr. Weybrecht e o Príncipe Ananda ao clarinete e o Príncipe Bhumibol ao Saxofone.

Aparte das lições de música, aos Príncipes Ananda e Bhumibol chega-lhes a inspiração e gosto pela música do jazz. Os dois jovens coleccionam discos de gramofones onde nestes estão gravadas obras, executadas por “monstros” da música de jazz da época. Enquanto o Príncipe Ananda prefere: Louis Armstrong e Sidney Bechet, o Príncipe Bhumibol opta: por Duke Ellington, Count Basie. Príncipe Bhumibol dá os primeiros passos na música de jazz tocando de ouvido trechos de Sydney Bechet, saxofone soprano; de Johny Hodges saxofone alto e de Duque Ellington o piano.

Príncipe Bhumibol tem como o favorito instrumento o saxofone, toca o clarinete, o trompete, a guitarra e o piano.

Um compositor aspirante

Em 1946 quando Príncipe Bhumibol, com 18 anos visitou Banguecoque acompanhado do Rei Ananda, altura em que Príncipe está numa fase de grande inspiração e vontade de compor obras musicais. Encorajado pelo Rei Ananda escreveu fragmentos de partituras musicais e mostrou-as a S.A. o Príncipe Chakraband Bensi Chakrabandhu, prestigioso músico, e aconselhou Príncipe Bhumibol a completar a obra e, caso, encontra-se dificuldades ele o ajudaria.

Em 1946, a sua primeira composição está completa. Deu-lhe o nome de “Saeng Tien” (Candlight Blues). Logo a seguir, finaliza, a sua composição: “Yam Yen” (Love at Sundown), não foi necessária a ajuda do Príncipe Chakrabandhu em cima dos líricos. Na mesma altura Príncipe Bhumibol experimenta compor a terceira peça e a sua inspiração leva que esteja completa num dia. “Sai Fon” (Falling Rain) é assim designada.

Dentro do espaço de meio século o Rei Bhumibol criou 48 composições. Fora deste número são compostas cinco outras: líricas e melodias:

Echo, Still on My Mind, Old-Fashioned Melody, No Moon and Dream Island.

Duas de suas composições são líricas e de expressões patrióticas: Kwan Fun And Soong Sud (1971) e Rao Su (1976)

Como já foi referido Sua Majestade tem um ouvido apurado que lhe confere a capacidade, preliminarmente, de “alinhavar” uma composição, com a ausência de notas executadas por um instrumento.

“ Por vezes nós para obter um acorde musical usamos um pedaço de papel ou um envelope com barras onde escrevemos as notas. Quando o Rei está inspirado não necessita isso porque conserva os sons em sua cabeça. Mais tarde termina a composição com o piano.” Disse um seu, directo, colaborador.

Em 1959 Sua Majestade o Rei compôs um som para dar as boas vindas à Princesa Alexandra. MR Seni Promoj conta:

“ Lembro-me quando nós, no aeroporto de Don Muang aguardavamos a chegada da Princesa Alexandra de Kent. Cerca de 20 minutos antes que aeronave aterrasse, Sua Majestade vem junto a mim com uma folha de papel onde tinham sido escritas notas musicais. Rei Bhumibol tinha composto uma música em honra da Princesa Alexandra. Ordena-me que escreva um poema que se conjugasse com a música. Com a ordem real, recebida, outro remédio não tive que o escrever.”

Igualmente e no mesmo termo, “Porn Phi Mai” (New Year´s Greetinhg) foi composta no Ano Novo de 1951. O som era uma bênção aos súbditos tailandeses. Sua Majestade com o Príncipe Chakrabandhu, compuseram a melodia com a ajuda do saxofone e fica finalizada num serão. Este som, durante meio século, tem sido executado nas celebrações do Ano Novo.

As Bandas do Rei

Desde o tempo das sessões no estúdio em Lausana os Reis Ananda e Bhumibol e o professor alsaciano, a Sua Majestade, desde essa altura, ficou-lhe o gosto de tocar junto a outros músicos. Durante a vista dos dois Reis à Tailândia em 1946 convidaram músicos amadores para sessões casuais nos fins-de-semana. Depois do Rei Bhumibol voltar à Suíça, continuou a convidar estudantes tailandeses para formarem banda quer na Suíça como em Paris.

Em 1950 Sua Majestade volta a Banguecoque para, permanentemente, residir. Forma uma banda de jazz e deu-lhe o nome:

“Lai Khran.” Os membros do conjunto musical são: M.L. Vimvathit Rabibadham, M.C.Waewchakra Chakrabandhu, M.L. Dej Snidvongse; M.C. Pong-amorm Kridakara; M.R. Seni Pramoj, Suratherm Bunnag e M.L. Praphand Snidvongse. Regularmente, banda, inclui os tenores: Murathapisek Sonakul e M.C. Kajornchobkitikuna Kitiyakara.”

Sua Majestade, em 1952, instala uma emissora de rádio dentro do Palácio Amporno Satharn e designou-a: “ Au Sau Amporn Satharn Radio Station.” Uma das actividades da emissora é o de difundir o dinamismo da banda “Lai Khram”; outras locais e, com destaque a “Kaset” ao vivo sob a regência de S.A. Príncipe Chakrabandhu Bensiri Chakrabandhu.

A banda “Lai Khram” ganha notoriedade e o aumento de executantes e Sua Majestade dá-lhe novo: “Au Sau Wan Suk” (Friday Au Saud). Uma especial característica da banda era que Sua Majestade o Rei Bhumibol juntava-se aos membros nas sessões de sexta-feira. As audiências, musicais, à sexta-feira serviam, ao mesmo tempo, para seleccionar novas revelações na arte musical.

Nos fins-de-semana os membros da banda reúnem-se no palácio “Klai Kangwol” (Hua Hin) para sessões de música privadas. Pela manhã e quando o sol nascia os membros da banda marchavam, pela praia, a executar uns acordes cujo este caminhar, respirando ar fresco da maresia, lhes daria mais vigor na execução de números de jazz durante o dia.

A banda era composta por proeminentes figuras da sociedade tailandesa e, mesmo estrangeiras (Nota do autor: na década de sessenta, século passado, o Encarregado de Negócios, Sebastião de Castello-Branco que assumia as funções de chefe de missão da Embaixada de Portugal em Banguecoque, por várias vezes se juntou à banda de Sua Majestade e executou cantos de ópera, como amador que era).

Os músicos da banda de Sua Majestade:

M.R. Seni Pramoj (uma distinguida figura na história e artes siamesas), M.L. Praphand Snidvongse, Uthis Dinakara na Ayudhaya; M.L. Usni Pramoj, Manrat Srikranond, Dej Thiewthong, Thavorn Yaovakhan, Suvit Ungsavanond, Nondgha Buranasomphop, Kavee Angsawanond, Apichitr Sukchand, Uab, Hemaratchata, Santhad Tanthanand, Aniruth Thinnakorn na Ayudhaya e Dr. Phatorn Srikranond. Cantores incluiam-se Khuning Savitri Srivisarnvaja, Khuning Chamari Snidvongse na Ayudhaya, Kun Kanda Thammamongkhol, Thanpuyng Suvaree Dhepakam e Pallop Suwannamalik.

Nos primeiros tempos da fundação da banda a mesma não executava só números para serem difundidos pelas ondas de rádio apresentava-se em casas de espectáculos e, muito especialmente em universidades cujo objectivo era o de incentivar as novas gerações. Sua Majestade compôs, para as universidades de Chulalongkorn, Tammasat e Kasetsart “Alma Matters” (hino).

Gradualmente, a banda “Au Sau Wan Suk” diminuiu as interpretações, em público, dado que Sua Majestade tem, pela sua frente, outras missões e estas são o desenvolvimento de novo projectos rurais de norte ao sul da Tailândia para com isto melhorar a vida dos seus súbditos e fazer da Tailândia uma nação harmoniosa e prospere.

Apesar da banda de jazz de Sua Majestade ter diminuído as actuações o seu espírito continua vivo, diz o Almirante (na reserva e Conselheiro Privado de Sua Majestade) ML Usni Pramoj:

“Sua Majestade, sob a sua vida constantemente árdua a música reconforta-o e coloca de lado o “stress” que o invade. O caminho perfeito para o relaxamento. Nós sentimo-nos honrados pelo facto de o servir e contribuirmos para o bem estar de Sua Majestade”.

Sua Majestade é um maestro respeitado que inspira músicos amadores e profissionais. Mas para além da música Sua Majestade é um orientador, nato, para os seus súbditos que operam em diversos campos. Especialmente o Rei da Tailândia (que o consideramos um Rei Lavrador) os seus olhos encontram-se virados para o incremento da vida económica das populações rurais. Cria projectos tais como: licenciar engenheiros e técnicos agrónomos; médicos voluntários; funcionários de tribunais e tantos outros.

A esta nova gente incute-lhe o espirito de criar bandas e nasce com isto a primeira “Sahai Pattana” (Development Friends). Sua Majestade sacrificava algumas horas de descanso em noites para a instruir e orientar. Entre os membros incluía-se a Princesa Maha Chakri, sua companheira, inseparável, nas visitas que Sua Majestade aos meios rurais.

O MAESTRO

Sua Majestade o Rei Bhumibol, com setenta e oito anos de idade não foi só um grande Rei mas também um músico de mérito. Os esplêndidos e numerosos álbuns com as suas obras musicais são constantemente tocadas tanto localmente como internacionalmente.

Jack Teagarden (1905-1964) trombonista e vocalista famoso, americano, pediram a Sua Majestade autorização para incluir no seu álbum, de actuações, as suas composições.

Igual pedido foi efectuado por Les Brown, americano e líder da “Banda of Renown” (1912-2001) a permissão para incluir seis obras de Sua Majestade e, ainda Claude, Bolling, com o mesmo pedido, famoso pianista e compositor de jazz francês deseja também incluir as suas obras para as executar.

\

A última composição de Sua Majestade é a número 48 e nominou-a Menu Kai ( Egg Menu). Foi completada em 1995, porém um colaborador, chegado a Sua Majestade, que acreditava não ser esta a sua última composição e pensava que o Rei continuava a trabalhar nas suas composições e que dia menos dia seriam vindas ao conhecimento do público.

Os sons das composições musicais de Sua Majestade o Rei da Tailândia nasceram na praia de Hua Hin há largos anos. O compositor, o maestro, o músico, cujo o seu instrumento de paixão é o Saxofone cujos sons, entraram no ouvido dos seus súbditos desde o sul ao norte de que deu, ainda mais, harmonia e alegria do Povo tailandês amar o seu Rei.

José Martins

P. S. Informações obtidas em várias fontes onde incluo o diário “Bangkok Post”

Continua….

No comments: